5 causas da vermelhidão nos olhos

A vermelhidão nos olhos, geralmente, é resultado da dilatação de vasos sanguíneos conjuntivais. Essa inflamação pode ser uma irritação, infecção ou até um trauma ou presença de corpo estranho (como um cisco, por exemplo).

 5 causas da vermelhidão nos olhos
18/01/2018
5 causas da vermelhidão nos olhos

Ficar com os olhos vermelhos pode ser comum e acontecer com certa frequência na sua vida e pode significar desde uma reação natural à mudança de tempo ou até mesmo doenças graves dos olhos.

A vermelhidão nos olhos, geralmente, é resultado da dilatação de vasos sanguíneos conjuntivais. Essa inflamação pode ser uma irritação, infecção ou até um trauma ou presença de corpo estranho (como um cisco, por exemplo).

A seguir você vai conferir 5 causas da vermelhidão nos olhos.

Vermelhidão nos olhos causada por um cisco

Você está andando tranquilamente na rua e de repente vem aquela rajada de vento que parece que trouxe todas as partículas da rua para dentro do seu olho. Ou então, simplesmente um dos seus cílios soltou e caiu bem dentro do seu olho. Qualquer uma dessas situações traz um incômodo para o olho, por ser um corpo estranho para ele. Desse modo, essa irritação pode causar vermelhidão nos olhos.

Nesses casos, lave delicadamente os olhos com água morna para tentar remover o que está incomodando dentro do seu olho. Evite ficar coçando ou esfregando o olho tentando tirar a partícula que o está incomodando, você pode acabar machucando o olho e causando um problema ainda maior.

Alergia à maquiagem ou cremes faciais

Passe a reparar se seus olhos ficam vermelhos quando você usa determinada maquiagem na região do olho. Se isso acontecer, pode ser um sinal de alergia aos produtos de maquiagem que você está usando. E fique atento, porque você pode desenvolver a reação alérgica em qualquer idade. Ou seja, mesmo que você tenha usado determinado produto a vida inteira e só agora começou a provocar vermelhidão nos olhos, é possível que aconteça.

Outro ponto que você deve se atentar: filtro solar. Passar o filtro solar corporal no rosto também pode causar vermelhidão nos olhos, por não ser um produto específico para a região do rosto, que é mais sensível. Tente passar protetor solar para o rosto, que são geralmente preparados com produtos menos agressivos e eficientes para proteção solar.


Conjuntivite (viral ou bacteriana)

A conjuntivite, seja ela viral ou bacteriana, é uma das doenças mais comuns que causam vermelhidão nos olhos. A conjuntivite geralmente é contagiosa, podendo começar em um olho e espalhar para o outro e até mesmo espalhar para as pessoas próximas a você. Fique atento pois além da vermelhidão nos olhos, a conjuntivite geralmente causa secreção, lacrimejamento, ardência, sensibilidade à luz e coceira.

Procure o oftalmologista para tratar da conjuntivite. Com o tratamento adequado, através do uso de colírios com antibióticos ou anti-inflamatórios, ou até mesmo pomadas, geralmente em 10 dias você está sem esse desconforto.   

Alergia ocular

É bem comum acontecer vermelhidão nos olhos por conta de alergias nos olhos. As pessoas com históricos de rinite, bronquite e sinusite tendem a ter mais esse tipo de causa. Os principais sintomas são coceira intensa nos olhos e inchaço das pálpebras.

Evite coçar os olhos, porque você pode machucá-los, e procure seu oftalmologista para o tratamento adequado com colírios antialérgicos.
   

Tosse

Parece inusitado, mas é bem comum acontecer com pessoas que têm fragilidade vascular ter vermelhidão nos olhos quando tossem muito ou com muita intensidade. Isso acontece porque ao tossir ocorre um aumento da pressão venosa que pode provocar uma hemorragia conjuntival.

Essa vermelhidão nos olhos pode desaparecer espontaneamente após umas duas semanas passando por estágios entre o vermelho intenso para o amarelo até desaparecer.

 

Fonte: Portal dos Olhos

AGENDAMENTO

!
!
!
!
Cancelar
Selecione uma das Doutoras para agendar seu tratamento!
O agendamento só será confirmado se todos os campos estiverem preenchidos.