Moscas Volantes

As moscas volantes podem aparecer e desaparecer e, em geral, as pessoas aprendem a conviver e ignorá-las, pois, não interferem na visão. Estes pontos flutuantes podem ainda estar presentes em apenas um olho ou ambos os olhos.

Moscas Volantes
11/07/2018
Moscas Volantes

A percepção de pequenas manchas ou nuvens movimentando-se dentro do campo de visão constituem as chamadas “moscas volantes”. Geralmente são vistas quando se olha para um fundo claro, como uma parede branca. As moscas volantes são minúsculos grumos de proteínas ou células dentro do corpo vítreo, o fluido gelatinoso, que preenche o interior do olho.

O que se vê são as sombras projetadas sobre a retina, a camada do fundo de olho que percebe a luz e envia o estímulo luminoso até o cérebro.

As moscas volantes podem aparecer e desaparecer e, em geral, as pessoas aprendem a conviver e ignorá-las, pois não interferem na visão. Estes pontos flutuantes podem ainda estar presentes em apenas um olho ou em ambos os olhos.

As moscas volantes podem ter diversas formas:

   Pontos pretos ou cinzentos
   Linhas irregulares
   Fios
   Teias de aranha

Uma causa comum de moscas volantes é o descolamento do vítreo posterior, o qual pode ocorrer como um processo degenerativo relacionado ao envelhecimento, cirurgias e inflamações oculares prévias.

Normalmente, as moscas volantes não são perigosas. No entanto, quando uma pessoa desenvolve o súbito aparecimento de moscas volantes associadas a clarões (flashes de luz) pode significar um rasgo na retina que requer tratamento para prevenir o descolamento de retina. Portanto, se surgirem moscas volantes, o olho deve ser examinado por um oftalmologista.

O diagnóstico das moscas volantes é realizado através do mapeamento de retina e, se necessário, complementado por meio da ultrassonografia ocular.

Em geral, as moscas volantes não necessitam de tratamento. Algumas delas podem permanecer no campo de visão, porém muitas diminuem ou desaparecem com o tempo, deixando de incomodar. Nos casos de opacidades densas, causando grande desconforto ou comprometimento da visão, a remoção das opacidades vítreas por meio de procedimento cirúrgico pode ser considerada.

 

 

Fonte: Portal da Oftalmologia

AGENDAMENTO

!
!
!
!
Cancelar
Selecione uma das Doutoras para agendar seu tratamento!
O agendamento só será confirmado se todos os campos estiverem preenchidos.